MATÉRIA EM DESTAQUE

Prefeita do Ipojuca, Célia Sales (PP), inaugura Clube do Idoso em Serrambi

Foto: Marly Ribeiro Célia Sales (Progressista) realizou, nesta quarta-feira (18), a entrega do Clube do Idoso. O espaço, vinculado à Secreta...

quarta-feira, 17 de maio de 2023

Ipojuca investe cerca de R$ 6,5 milhões nas ações de operação inverno

 



Atividade, iniciada em janeiro, ganha atenção maior, com limpezas de canaletas, galerias, capinação e colocação de lona, principalmente, nas áreas de risco.


A Prefeitura do Ipojuca, por meio das Secretarias de Infraestrutura e de Defesa Social, está reforçando neste mês de maio a Operação Inverno. O objetivo é evitar alagamentos, intensificando ações rotineiras como a limpeza de canais, canaletas e galerias, além de capinação nas encostas e colocação de lonas nas áreas de risco. O município já tem reservado cerca de R$ 6,5 milhões para executar esses serviços.


Desde o início do ano já foram feitas até o momento limpezas em aproximadamente 12 mil metros de extensão, nos canais do Centro de Ipojuca, Camela e Nossa Senhora do Ó. Nos pontos críticos como a Bacia do Canal da Hilda da Costa Monteiro, área ribeirinha, rua Navegantes, Socó, Salinas e Pantanal mais de 2 mil metros de canaletas também foram limpas. 


A previsão da Secretaria Municipal de Infraestrutura é recolher em torno de 200 mil toneladas de entulhos nos sistemas de drenagem do município. Esse material formado, principalmente, por plásticos, é um dos principais causadores de entupimentos no sistema de drenagem, o que provoca inundações nas vias públicas. “Ao todo, são mais de 132 profissionais nas ruas e 17 equipamentos, entre caminhão hidrojato, retroescavadeiras, motoniveladoras, escavadeiras hidráulicas e caminhões basculantes realizando o trabalho diário”, afirmou a secretária de Infraestrutura do Ipojuca, Giuliana Cavalcanti. 


A ação também conta com um monitoramento e alerta nas áreas de deslizamentos e inundações realizadas pela Coordenadoria de Defesa Civil do município. Para contar com a ajuda da população, a operação está fazendo campanhas de conscientização para que as pessoas depositem o lixo domiciliar adequadamente próximo aos horários de coleta. Além disso, o trabalho de longo prazo executado pelo município nos últimos anos, cerca de 479 famílias, ou seja, 2.395 habitantes seguem sendo beneficiados com a construção de 1.971 metros de muros de arrimo para proteção das encostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog